Crescei e multiplicai-vos

[5]


No ano de 2013, como já foi citado na postagem sobre a História da Classificação, foi criada a versão de número 5 do DSM (Manual Diagnóstico Estatístico de Transtornos Mentais), no qual são catalogadas mais de 300 doenças, dentre elas, por exemplo, o transtorno de jogos na internet. Tal conceituação nos leva a refletir sobre um debate que já vem sendo levantado por profissionais da área: enquanto uns atentam para a necessidade emergente de se entender novas patologias que surgem com o decorrer dos anos, e que sem o manual, seria difícil tratá-las; outros trazem à discussão a ação da indústria farmacêutica na categorização de novas doenças [2], talvez por fins de interesse da área.
Sabemos que a ciência evolui em busca de respostas, e no mesmo caminho, seguiu o conhecimento científico na medicina, resultando na criação de classificações para as patologias mentais. A primeira edição do DSM, criada em 1952 era composta por 106 patologias mentais, [4]. Em 1968, foi lançado o DSM-II, no qual continha 182 alterações mentais, contendo novas divisões, e a criação de novas categorias. A terceira versão do DSM foi marcada por diversas mudanças, dentre elas a inserção do termo desordem mental no lugar de doença mental, o uso de critérios mais descritivos, destaque nos sintomas que eram observáveis e não se prender somente à causa da desordem. Sua publicação foi no ano de 1980, e continha 265 alterações mentais. O DSM-III-R foi publicado no ano de 1987, incluindo algumas categorias e revisando alguns conceitos. Mais tarde (1994), foi inaugurado o DSM IV com 297 alterações mentais, e posteriormente (2000), o DSM-IV-TR, mantendo as descrições diagnósticas das publicações anteriores, com pouquíssimas alterações nas categorias [1].
Como já foi citado inicialmente, a versão do DSM-V (2013) possui 450 categorias [6], e chegando ao fim da linha histórica do crescimento de categorias do DSM refletimos sobre a criação de conceitos patológicos com o decorrer do avanço da medicina e qual o papel dessa categorização e especificação de sintomas. Categorizar, segundo Bruner e col [3],
“consiste em tornar equivalentes objetos, eventos e pessoas que são discriminavelmente diferentes; e responder a ele em função de sua inclusão como membros de uma classe e não como entidades particulares.”(p.59)
Olhar um indivíduo apenas a partir de uma ou mais categorias do DSM seria se apropriar de uma visão puramente biológica, em que muitas vezes vê a pessoa de forma errônea por não captar características da singularidade do indivíduo, e, como a citação acima diz, não como entidades particulares. Ao olharmos para o tema do nosso blog, as indagações são as mesmas: a categorização de vivências como sendo parafilias num manual seria puramente estatística, uma ferramenta adaptativa para auxiliar no manuseio de técnicas ou uma crescente necessidade de patologizar aquilo que foge dos padrões sociais?
À luz do olhar psicológico, faz parte do posicionamento do profissional não se deter ao uso limitado da categorização, visto que a categoria não deve ser algo que defina o sujeito, além do que, é importante salientar que a Psicologia não está voltada para o “comportamento” apresentado, mas sim para as relações do indivíduo com ele mesmo, bem como com a sociedade e as normas.
Ao patologizar criam-se regras que determinam como os sujeitos devem proceder, porém o profissional de psicologia não pode cometer o erro de não levar em conta a particularidade do sujeito. Ao olhar o indivíduo na sua relação com as vivencias sexuais deve-se ter em mente os pactos sociais existentes, enfatizando um olhar direcionado à cultura e ao contexto (histórico-político) na qual o mesmo está inserido quando se trata das formas de externalizar a subjetividade. Deve-se considerar a necessidade do indivíduo de ter referenciais externos para nomear o que desconhece, entretanto um olhar psicológico deve ter cautela no uso dessas categorizações, pois as singularidades de cada pessoa e a diversidade social devem ser consideradas.

Se você gostou, ficou com alguma dúvida ou não concorda com o que foi escrito aqui, deixe seu comentário ou nos contate pela aba "Contatos". Não se esqueça de curtir a nossa página no facebook e não perca nenhuma publicação: Chegando ao Prazer
Referências:

[1] Derbli, M. (2011). Uma breve história das revisões do DSM. ComCiência, (126), 0-0.
[2] Ferreira, C. M. B. (2013). Nova edição de manual aumenta número de transtornos mentais. Ciência e Cultura, 65(4), 16-17.
[3] Lomônaco, F., & Witter, G. P. (1984).Psicologia da aprendizagem. Temas básicos de Psicologia. Aprendizagem de conceitos. (P59-70) São Paulo: Ed. Pedagógica e Universitária.
[4] Russo, J., & Venâncio, A. T. A. (2006). Classificando as pessoas e suas perturbações: a'revolução terminológica'do DSM III. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, 9(3), 460-483.
[5] Estafeta

[6] Vladimir Safatle

Um comentário:

Rafa Diehl disse...

Pessoal,
A postagem é bastante pertinente mas precisa de alguns ajustes. Vale lembrar que considerar as categorias de um manual diagnóstico não quer dizer que se tenha uma visão biológica, pois a questão do diagnóstico é muito mais relativo ao sistema que define doença e saúde/normal e patológico do que elementos do biológico. Claro que conforme o título da postagem podemos pensar que a ideia de crescer e multiplicar (é uma citação ao texto bíblico? porque a escolha?) já foi tomada no sentido contrário nas teorias de controle da superpopulação.
Penso que seria importante avançar nas discussões a partir de trechos como o seguinte: " a categorização de vivências como sendo parafilias num manual seria puramente estatística, uma ferramenta adaptativa para auxiliar no manuseio de técnicas ou uma crescente necessidade de patologizar aquilo que foge dos padrões sociais?"
Ainda sinto falta de uma coesão no blog como um todo. Mas penso que podemos traçar um caminho tentando redefinir o tema e a apresentação do blog. Abraços